11/05/2018

Solenidade de abertura da Semana da Enfermagem supera expectativas

Em solenidade celebrada na manhã de hoje, 11, no Auditório

Em solenidade celebrada na manhã de hoje, 11, no Auditório Nina Lins, localizado na Avenida Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, estão oficialmente aberta as comemorações da Semana da Enfermagem do Coren-AM. Atualmente, há mais de 1,6 milhões desses profissionais no país, sendo cerca de 41 mil só no Amazonas.

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro, a data marca, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

Dando início as comemorações, em média 900 acadêmicos de Enfermagem de diversas instituições de ensino estiveram prestigiando o evento. Na certeza do sucesso, o Conselho em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN (seção Amazonas) idealizaram a 1ª Semana de Enfermagem Integrada do Amazonas com os temas “Enfermagem, uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. “A centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”.

Compuseram a mesa as autoridades pró-reitor de graduação da Universidade Nilton Lins, professor Vitangelo Plantamura, representante da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, Aguinaldo Costa Junior, subsecretária municipal de Gestão e Atenção à Saúde, Adriana Lopes, presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, Rosa Maria Godoy, presidente da ABEN-AM, Esron Soares Carvalho, presidente do Coren-AM, Sandro André Pinto, coordenador do curso de enfermagem da Nilton Lins, Tezeu Bomfim Machado, presidente do Comitê Estudantil da ABEN-AM, Iago Orleans Pinheiro e presidente do Sindicato dos enfermeiros, Douglas Fabian.

Com a palavra o presidente do Coren-AM, Sandro André destacou as grandes lutas e objetivos da categoria e completou “essa primeira semana integrada da Enfermagem foi um sucesso, acredito que esse é o caminho da união, construir pontes entre as principais entidades e se continuarmos dessa maneira nossos objetivos serão alcançados”.

Dentre os momentos que marcaram o evento, a entrada da lâmpada que simboliza a enfermagem chamou a atenção com a apresentação da bailarina Sandy Marques Libório de Queiroz retratando a profissão como a arte do cuidar. Para a estudante Rebeca Araújo da Escola de Enfermagem da Ufam este momento simbolizou a integração da ciência a arte. A acadêmica também falou das expectativas para a programação, “seja inserido um novo conceito de enfermagem entre os profissionais integrando alunos e egressos, enfermeiros e técnicos com um único objetivo de melhorar nossa categoria”, concluiu.

Ao final de solenidade foi firmado o convênio celebrado entre a Associação Brasileira de Enfermagem/Aben e Amazonastur para realização do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Manaus no ano de 2019.

Ascom- Coren-AM