02/10/2014

Anjos da Enfermgem sensibilizam servidores do TJAM pelo outubro rosa

Três voluntários do projeto de humanização Anjos da Enfermagem passaram

1796443_258227887634859_4848931581359662192_nTrês voluntários do projeto de humanização Anjos da Enfermagem passaram a manhã desta quarta-feira (1º), em todos os setores do Edifício Arnaldo Péres, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Além de sensibilizar os servidores para a campanha do Outubro Rosa, iniciada hoje, os acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aferiram a pressão arterial dos trabalhadores do Tribunal.

Os acadêmicos são Marcos Vinícius `Pirulito`, Adriana `Drikinha` Vinhorte e Ana Carolina Oliveira. O projeto Anjos da Enfermagem pertence a uma Organização Não Governamental (ONG) nacional que atua nos hospitais desde 2005. “Todos os anos eles fazem uma seleção e, neste ano, nós fomos os escolhidos. Nosso objetivo é levar atividades terapêuticas, musicoterapia, tudo para tentar ajudar a melhorar o ânimo das pessoas nas enfermarias. Também levamos brinquedos e fazemos uma apresentação de teatro para as crianças”, explicou Marcos Vinícius.

A diretora da Divisão de Serviço Social, Fernanda Coelho, ressaltou a parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “A ideia é passar em todos os setores, aferindo pressão e sensibilizando sobre o Outubro Rosa”, resumiu.

CAMPANHA JÁ COMEÇOU

Na manhã desta quarta-feira (1º), a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo deu início a programação em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. “Hoje vamos iniciar a campanha que é realizada em todo o Brasil cujo foco é a saúde feminina. Vários órgãos precisam de uma atenção reforçada”, disse a presidente.

A presidente-desembargadora lembrou, ainda, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pelo câncer. “Não interessa se você é jovem ou idosa, em ambos os casos é fundamental que os exames sejam realizados com periodicidade. Por isso, incentivo todas as funcionárias do TJAM a participar das palestras que serão realizadas na sede do tribunal e que nos ajudem a propagar essa campanha”.

CAMPANHA POR DONATIVOS

Uma das principais ações do TJAM pelo Outubro Rosa é a campanha para captar donativos, principalmente material de uso pessoal, a ser destinado ao Lar das Marias, casa assistencial em Manaus dedicadas às mulheres migrantes do interior do Amazonas.

“Vamos passar pelos setores. Já começamos desde a semana passada e vai durar até o dia 31. O objetivo é encerrar a campanha repassando a ajuda”, explicou Fernanda.

PROGRAMAÇÃO

As ações visam principalmente conscientizar as servidoras do TJAM sobre a prevenção ao câncer de mama e o câncer de colo uterino. Na terceira semana de outubro, entre os dias 20 e 23, serão oferecidos exames preventivos no Fórum Henoch Reis, onde já existe um consultório ginecológico.

Em parceria com a prefeitura de Manaus, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, mais conhecida como Carreta da Mulher, também será oferecida, neste período, às servidoras, no Fórum Henoch Reis, com exames como mamografia e ultrassonografia (abdominal, mama, renal, tireóide, transvaginal e obstétrica) ainda com disponibilização de atendimento médico e realização de exames laboratoriais.

PALESTRAS

Ainda em outubro, a médica ginecologista Mônica Bandeira vai ministrar duas palestras às servidoras. O foco é a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo uterino. No dia 3, às 12h, no anexo ao Edifício Arnaldo Carpinteiro Péres. No dia 7, às 13h, a palestra será ministrada no Fórum Henoch Reis.

TERAPIA

As atividades do Outubro Rosa no TJAM ainda incluem uma aula experimental de Chi Kong – Ginástica Terapêutica, na sexta (17), às 12h, no Salão Nobre do Fórum Henoch Reis. A ação é em parceria com a Universidade da Terceira Idade (Unati). Além disso, está programada a inserção na intranet de vídeos do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Texto: Rafael Valentim | TJAM

Fotos: Raphael Alves | TJAM