- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Ato solene marca início da nova gestão do Coren-AM

Nesta terça-feira (02/01) em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Auditório Belarmino Lins, a nova diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) foi apresentada a classe da Enfermagem e  a  sociedade amazonense. A cerimônia iniciou às 19h com as autoridades para compor a mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro. Em média 300 pessoas prestigiaram o evento, além do presidente eleito Sandro André da Silva Pinto, compuseram a mesa da sessão solene a Diretora da Escola Superior de Enfermagem da Ufam – professora Drª Nair Chase da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Aben, Esron Soares Carvalho Rocha e a primeira Doutora em Enfermagem do Amazonas Valdelize Elvas Pinheiro.

A cerimônia que oficializa a nova gestão e marca a abertura do trabalho anual foi presidida pelo Doutor Sandro André da Silva Pinto, presidente do Coren-AM.

Em agradecimento ao apoio recebido de seus familiares, conselheiros, colegas de profissão, o presidente confirmou seu compromisso com a categoria, prometendo trabalhar não só pela enfermagem na Capital, mas do interior também. Enfatizou os trabalhos pela classe, mediante uma fiscalização atuante e eficaz. “A responsabilidade está sobre nossos ombros e não nos eximiremos dela”, completou.

[1]

Foto: Pablo Brandão

Durante o seu discurso o presidente destacou a importância da classe para a população “Quando todos dormem, quando todos se recolhem fica a enfermagem. Continuaremos sendo os olhos daqueles que não podem ver, a boca daqueles que não podem falar, as mãos dos que não podem pegar, os pés dos que não podem caminhar. Vocês são o Conselho Regional de Enfermagem, nós somos o Conselho Regional de Enfermagem. Vamos juntos construir um novo tempo, um Coren de todos e para todos. Deus abençoe a Enfermagem Amazonense”.

A Diretora da Escola Superior de Enfermagem, Nair Chase enfatizou seu apoio à nova gestão e disse que deve-se mostrar aos estudantes que existe os órgãos de profissão de classes. “Todos nós, auxiliares, técnicos, enfermeiros vamos nos emanarmos em prol dessa profissão”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Esron Soares Carvalho Rocha é lamentável que a Enfermagem não tenha se mantido unida nas lutas da categoria. Para ele é preciso lutar para resgatar propostas antigas como a questão das 30h. Resgatar a parte política da enfermagem. “Precisamos resgatar a história da enfermagem no Coren, na Aben e no Amazonas. Não adianta uma entidade forte, precisamos de uma enfermagem forte”.

A solenidade finalizou com a apresentação dos novos conselheiros que irão compor a gestão do Coren-AM no triênio 2018-2020.

Objetivo do Coren-AM

O Conselho Regional de Enfermagem reúne auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, busca a valorização de cada categoria.  Atua como órgão fiscalizador no âmbito do exercício da Enfermagem no Estado do Amazonas, além da observância dos princípios éticos e profissionais.

Biografia de Sandro André da Silva Pinto

Nascido na cidade de Humaitá veio estudar em Manaus no ano de 1993, é filho de João Benigno Pinto e Odalice da Silva Pinto. Casado com Karla Belchior, é pai de Artur Gil e Davi Belchior. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Nilton Lins. Pós-Graduação pela Universidade Gama Filho. Possui cursos de saúde baseada em evidências pelo Hospital Sírio Libanês e gestão no setor público pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tem experiência na Atenção Primária a Saúde, Terapia Intensiva, Urgência e Emergência e em Gestão Hospitalar. É funcionário estatutário da Universidade Federal do Amazonas e Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

 

FONTE: Ascom-Coren/AM