16/12/2019

Capacitação em obstetrícia é oferecida a categoria de enfermagem pelo Coren-AM

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) promoveu mais uma capitação no último sábado, 14/11, na sede da Autarquia, localizado na rua Tapajós, 350, Centro.

A capacitação faz parte do projeto “Coren Educa”, nessa edição, a temática abordada foi “Obstetrícia: do pré-natal ao puerpério” voltado para todos os profissionais da categoria e comunidade acadêmica de Enfermagem. O projeto é integrado ao programa do Núcleo de Educação Permanente do Coren-AM, que tem o intuito de profissionalizar os participantes de forma que o estudo amplie sua carreira curricular e seja inserido no mercado de trabalho.

O curso foi coordenado pela conselheira, Cleise Martins, que atua na Autarquia e ministra cursos em várias unidades de saúde e instituições de ensino superior, além de ser especializada em Enfermagem Obstétrica e realizar um excelente trabalho ao decorrer de sua carreira.

O presidente do Coren-AM Sandro André, destacou o papel do conselho para os profissionais, onde os incentivou a lutarem pelas conquistas que a Enfermagem precisa e a importância da profissão para a sociedade.

“Hoje vocês estão aqui representando uma categoria cada vez mais disposta a se capacitar, e essa atitude é muito importante para que todos vejam que a Enfermagem está conquistando o seu espaço e vai lutar por melhorias, pois estamos sempre prestando serviços dignos e de qualidade, e merecemos ser reconhecidos por isto.”

A capacitação buscou explorar de forma ampla a atenção assistida a mulher desde o pré-natal até o puerpério, afim de salientar a inclusão das ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período.

A ocasião abordou diversos assuntos como: “Pré-Natal risco habitual”, “Principais alterações clinicas”, “Urgência e emergência obstétricas”, “Boas práticas do parto e nascimento”, “Trabalho de parto e parto”, “Principais cuidados com RN”, “Aleitamento materno” e “Puerpério”.

Os temas foram abordados pelas facilitadoras, Cleise Martins, Rosinete Lourenço, Marcelina Soares, Aminadabe Fortes e Kátia Ventura, todas com ampla experiência em enfermagem obstétrica.

Fonte: Ascom/Coren-AM