- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Cofen e Coren-AM se reúnem com o presidente da Comissão da Reforma da Previdência

[1]O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) se reuniram com o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL/AM), nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados. A reunião pautou a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, apresentou à comissão a situação que a Enfermagem enfrenta diariamente e destacou que a aposentadoria especial é mais que necessária para uma categoria que lida todos os dias com os mais diversos tipos de doenças.

“Hoje, quem trabalha 25 anos em áreas insalubres faz jus à aposentadoria. Pela proposta da Reforma da Previdência, os profissionais de Enfermagem serão incluídos nos critérios gerais, ou seja, 40 anos de contribuição, 60 anos de idade para mulheres e 65 para homens”, observou Neri. Manoel ressalta as peculiaridades do trabalho da Enfermagem (trabalho noturno, insalubre e penoso) e solicitou ao presidente da comissão o apoio para a aprovação da emenda 17/2019, que trata da aposentadoria especial para profissionais de Enfermagem.

Neri destacou, ainda, que os profissionais de Enfermagem trabalham em regime de plantão, dia e noite, 12 ou 24 horas seguidas. “Não tem condições de um profissional com 60 ou 65 anos fazer plantão noturno”, explicou.

Marcelo Ramos se sensibilizou com a causa da categoria. O parlamentar sugeriu marcar um encontro com o relator do projeto e apresentar a emenda. “Coloco-me à disposição para apoiar a aprovação da emenda”, finalizou o presidente da comissão. [2]

Presidente do Coren-AM, Sandro André, chamou a atenção dos profissionais de Enfermagem para que ajudem na aprovação desse projeto. “Convocamos os profissionais de todo Brasil para que se mobilizem nessa luta, procurem seus deputados federais, para que juntos possamos fazer um grande movimento e trazer essa importante vitória para Enfermagem”, observou Sandro.

“Para ser aprovada, a emenda 17 precisa passar pela comissão da reforma e, posteriormente, pelo plenário da Câmara e do Senado. Por isso, é essencial o pedido de voto aos parlamentares”, finalizou o presidente do Cofen.

Veja aqui a lista de parlamentares e solicite apoio à emenda em prol da Enfermagem brasileira.

https://www.camara.leg.br/…/Car…/carometro_legislatura56.pdf [3]

Emenda à Reforma da Previdência foi protocolada – O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, e o líder do partido Patriota, deputado Fred Costa (MG), protocolaram nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, a proposta de Emenda Modificativa à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência), que garante regra de aposentadoria especial aos profissionais de Enfermagem na reforma da previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem se empenharam e fizeram um forte trabalho junto aos deputados e, assim, conseguiram o apoio de mais de 200 parlamentares, que assinaram a proposta e tornaram possível a apresentação do documento que busca uma aposentadoria justa para os enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.