29/01/2018

Cofen movimenta discussões sobre atendimento pré-hospitar no MS

O encontro, que firmou algumas ideias e projetos sobre APH,

O encontro, que firmou algumas ideias e projetos sobre APH, aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)

O encontro debateu sobre atendimento pré-hospitalar no Ministério da Saúde

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem se reuniu, na manhã desta sexta-feira (26), com representantes da Secretaria de Atenção à Saúde, no Ministério da Saúde. A reunião teve como objetivo discutir e continuar os encaminhamentos sobre a proposta de criação do Suporte Intermediário de Vida – SIV, e contou com a presença da chefia de gabinete da Secretaria de Atenção a Saúde, Maria Inês.

A reunião colocou em pauta questões como a ampliação do acesso no sistema de APH e qualificação ainda mais intensa na assistência que chega aos usuários. Foram firmados também alguns projetos, mantendo a parceria entre o Cofen e o Ministério da Saúde. Ainda houve debate sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Urgência e Emergência e a saúde pública, de um modo geral.

O plano visa ações positivas que tiram a vulnerabilidade dos profissionais que estão no atendimento pré-hospitalar e, também, dos gestores, por falta de regulamentação de algumas atividades hoje exercidas.

“A nossa proposta visa melhorar a assistência, potencializar o acesso e qualificar o atendimento ao paciente. Além disso, empodera os profissionais de Enfermagem, regulamentando práticas de assistência, com respeito à autonomia profissional”, afirma o coordenador da comissão e conselheiro federal Luciano da Silva.

Fonte: Ascom – Cofen