28/12/2017

Comissão de Saúde da Mulher realiza visita técnica nas maternidades de Manaus

Durante os meses de novembro e dezembro de 2017 foram

Durante os meses de novembro e dezembro de 2017 foram realizadas visitas técnicas, pela Comissão de Saúde da Mulher do Coren-AM, nas Unidades de Saúde Estaduais e Municipais, além de hospitais privados que realizam atividades de Obstetrícia. As unidades visitadas receberam esclarecimentos sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado entre Ministério Público Federal do Amazonas (MPF) e Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), em atendimento à solicitação do Comitê Multi-Institucional de acompanhamento do Termo de Compromisso de enfrentamento da Violência Obstétrica no Estado.

Maternidades / Hospitais visitados:

Maternidades Públicas Estaduais: Maternidade Ana Braga, Instituto da Mulher Dona Lindu, Matrenidade Azilda da Silva Marreiro, Maternidade Alvorada, Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Nazira Daou.

Maternidade Pública Municipal: Maternidade Moura Tapajós.

Hospitais Privados que realizam atividades de Obstetrícia: Hospital São Lucas Hapvida – SAMESP, Hospital Samel, Hospital Santa Júlia, Hospital Santo Alberto, Hospital Maternidade Unimed.

Com o objetivo de implantar estratégias para coibir a violência obstétrica nas maternidades, em cada unidade foi emitido um Termo de Visita com orientações para as gerências de enfermagem para que seja realizada atualização prática sobre Humanização no atendimento, Lei do Acompanhante e Violência Obstétrica, junto aos profissionais de enfermagem.

A comissão visitadora solicitou de cada unidade, o encaminhamento das atividades com relatório de trabalhos realizados durante o ano de 2017 e as programação de atividades para o ano de 2018.

PROJETO APICE ON

O Projeto Apice On (Aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatal) é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) para qualificar e ampliar a atenção obstétrica e neonatal em hospitais que atuam como unidade auxiliar de ensino.

Ações referentes ao referido projeto já foram realizadas nas maternidades Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, no mês de dezembro/2017. O evento na Maternidade Balbina Mestrinho contou com a presença da integrante da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-AM, Enfermeira Maria Gracimar Fecury, representando o Conselho de Enfermagem que apoia as ações do Ministério da Saúde e MPF nas maternidades do Amazonas. O evento aconteceu no dia 07 de dezembro/2017.

O Instituto da Mulher Dona Lindu, realizou as ações voltadas ao projeto nos dias 05, 12 e 14 de dezembro. Na ocasião foram convocados todos os funcionários da instituição. Representando o Coren-AM esteve presente a Enfermeira Gisele Cristine B. Batáglia. Durante os encontros foi solicitado às instituições que enviem ao Conselho a programação das atividades relacionadas à Violência Obstétrica para o ano de 2018.

FONTE: Ascom-Coren/AM