12/09/2013

Conselheiros e funcionários do Coren-AM participam de treinamento para padronização da prestação de contas

Além do Cofen, 10 Conselhos Regionais já implantaram o sistema de Controladoria

imageA Controladoria-Geral do Conselho Federal de Enfermagem realiza, nesta semana, treinamento voltado à capacitação profissional e padronização de procedimentos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O treinamento é dividido em dois temas, “Treinamento de Controladorias” e “Prestação de contas ao TCU”. O público participante faz parte da Comissão de Tomada de Contas, chefes das unidades de controle interno e responsáveis pela prestação de contas nos Conselhos.

De acordo com o Controlador-Geral do Cofen, Elderson Ferreira, a Resolução Cofen 421/2012 prevê a implantação da estrutura da controladoria em todos os Conselhos Regionais, portanto, o objetivo do treinamento é harmonizar e padronizar análises e entendimentos em todo o Sistema.

A partir da publicação da Decisão Normativa TCU 127/2013 todos os Conselhos devem enviar sua prestações de contas ao TCU, iniciando pelo relatório de gestão. Neste caso, o objetivo do treinamento é definir o relatório de gestão único e demais documentos da prestação de contas para o envio de um relatório unificado do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Fonte: ASCOM/Cofen