- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Coren-AM constitui Comitê Gestor de Crise e adota medidas de apoio ao profissional que está linha de frente para contenção do novo Coronavirus (COVID-19)

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), enfermeiro Sandro André, constituiu nesta quinta-feira (19), o Comitê Gestor de Crise – CGC, da Autarquia no Amazonas, com objetivo de monitorar, gerenciar e apoiar as questões inerentes às crises relacionadas à pandemia de Covid-19, visando apoiar, exigi [1]r, recomendar e avaliar as estratégias de atuação emergenciais instituídas pelo Estado e Prefeituras, observando as diretrizes do Ministério da Saúde e das Autoridades Sanitárias.

Na ocasião, o enfermeiro Sandro, destacou a importância de apoiar e dar suporte necessário aos profissionais de enfermagem que estão no combate ao coronavírus. “A enfermagem está pronta pra esse momento, porém, nossas autoridades precisam viabilizar a estrutura necessária as equipes combaterem o inimigo. Saliento que o Coren-AM estará ao lado do profissional e vai agir para que a categoria e população não fiquem desassistidos. Esse grupo é composto por uma equipe multidisciplinar e já expediu duas recomendações que serão encaminhadas aos gestores da capital e do interior”, disse Sandro.

Entre as medidas competentes pelo Comitê de Crise do Coren-AM estão:

– Orientar os empregados, profissionais de enfermagem e gestores da saúde, quanto ao enfrentamento do Covid-19, tendo como referência as publicações do Ministério da Saúde.

–Subsidiar a elaboração de alertas visuais (cartazes, placas e pôsteres) para serem afixados em locais visíveis e nos sítios virtuais, visando fornecer aos profissionais e a comunidade, as instruções sobre higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta da tosse;

– Reunir informações para diagnóstico da crise, permitindo estabelecer metas e focos de atuação;

– Convocar esforços e conhecimentos de profissionais que possam integrar, a convite, o CGC;

– Acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de revisão e planejamento;

– Baixar instruções de execução para área de fiscalização, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Gestor;

– Expedir atos e outras medidas para autoridades do Estado e Municípios, relacionados a provisão de equipamento de proteção individual – EPIs, dimensionamento de pessoal e capacitações dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19.