15/03/2019

COREN-AM e fundação HEMOAM se unem para melhorar a assistência em hemoderivados

Presidente do Conselho Sandro André, recebeu nesta quinta-feira (14), a

Presidente do Conselho Sandro André, recebeu nesta quinta-feira (14), a visita da enfermeira da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) Sonia Frantz na sede do Coren-AM com o objetivo de fazer parceria em relação a qualidade do ato transfusional.

Durante a conversa abordaram sobre o assunto a respeito de qualidade. É possível que o profissional de Enfermagem queira obter qualidade no produto de trabalho sendo que o próprio usuário não está sabendo utilizar desse determinado produto? O ato transfusional envolve várias categorias profissionais, dentre esses profissionais nós temos o enfermeiro, que atua em uma das etapas que é mais importante, que é a etapa do processo tranfusional.

Desde 2006 saiu a resolução do Cofen, onde o enfermeiro se tornou habilitado legalmente para realizar as transfusões sanguíneas, isso acaba gerando uma cobrança sobre ele em relação a atuação desse profissional na hemoterapia.

A atuação do enfermeiro nessa área em outros Estados já é uma realidade bem evidente, e aqui no nosso Estado há uma busca pela melhoraria de qualidade dos serviços que o enfermeiro realiza em relação a hemoterapia principalmente em relação ao ato transfusional, isso acontece em todas as instituições de saúde que tem paciente necessitando de transfusão sanguínea.

O objetivo é unir o Hemoam e o Coren-AM em busca da melhoria da qualidade do processo transfusional em todas as instituições de saúde, minimizando riscos aos pacientes, garantindo a segurança e a qualidade dos processos do trabalho envolvido.

“O Hemoam sozinho não consegue alcançar todas as instituições hospitalares tanto na capital quanto no interior, então juntamente com o Coren-AM, formaremos um grupo de trabalho e alcançaremos esses lugares. Juntos teremos mais voz.” Destaca a enfermeira Sonia.
“Também é papel do Conselho zelar a cada dia por assistência e segurança de qualidade para a população amazonense” finalizou o presidente Sandro André.

Fonte: Ascom\Coren-AM