30/11/2021

Coren-AM encaminha ofícios à deputados federais solicitando apoio na aprovação do PL 2564 na Câmara

Sempre atuante na luta pela valorização da enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) encaminhou  ofício para os gabinetes de todos os deputados que representam o Amazonas na Câmara dos Deputados, solicitando apoio para a aprovação do PL 2564.

O PL 2564, foi aprovado no Senado na última quarta-feira (24), e estabelece o Piso Salarial Nacional para a Enfermagem e foi encaminhado para apreciação na Câmara Federal nesta segunda-feira (29).

Para o presidente do Coren-AM, enfermeiro Sandro André, é necessário que a categoria permaneça mobilizada e pedindo aos seus deputados que firmem o compromisso com a enfermagem para aprovação do PL 2564. “ A enfermagem precisa continuar unida e se mobilizando nas redes sociais e cobrando os parlamentares amazonenses para que estes apoiem a categoria e aprovem o piso salarial da enfermagem conforme o que foi aprovado no Senado”, destacou o titular do Conselho.

Além do apoio, o presidente do Coren-AM também deverá se reunir com os parlamentares para que estes possam compreender melhor a importância do projeto para a categoria, e com respaldo, possam incentivar outros parlamentares a serem favoráveis à matéria na votação. Alguns deputados do Amazonas já manifestaram apoio publicamente, como o deputado Delegado Pablo Oliva, o deputado Capitão Alberto Neto, o deputado José Ricardo, o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, e o deputado Silas Câmara.

De acordo com o texto aprovado pelos senadores, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas e técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Fonte: Ascom- Coren/AM