28/01/2019

Coren-AM firma parceria com Vigilância Sanitária

O presidente do Coren-AM, Sandro André Pinto, reuniu-se nesta sexta-feira,

Presidente Sandro ao lado da equipe de fiscalização da VISA Manaus.

O presidente do Coren-AM, Sandro André Pinto, reuniu-se nesta sexta-feira, 25, com a gerente de vigilância de serviços da Vigilância Sanitária Nádia Bezerra e equipe de fiscais com o objetivo de debater e traçar metas tendo em vista uma fiscalização conjunta entre Conselho de Enfermagem e Visa Manaus.

Durante a reunião foram apresentadas demandas de fiscalização de ambos os órgãos e discutidas maneiras mais eficazes para solução de problemas encontrados durante as ações fiscalizatórias. Presidente e fiscais do Conselho já iniciaram com as visitas nesse mês de janeiro à algumas Unidades de Saúde da capital, a tendência é que as visitas sejam ainda mais frequentes, Conselho acompanhando de perto como está a saúde no nosso estado. Diante disso, a busca por parcerias é o caminho para que as ações tenham êxito, segundo Sandro André. “Acredito que se fizermos parcerias o resultado será muito melhor. Nas visitas que realizamos, observamos problemas crônicos e temos pouca resposta e enquanto órgãos fiscalizadores nós podemos contribuir de maneira mais efetiva”, pontuou.

Sandro André enfatizou que enquanto órgãos fiscalizadores e de controle, Coren-AM e Vigilância Sanitária devem trabalhar de maneira mais incisiva procurando combater práticas abusivas que afetam os profissionais e consequentemente a população que depende do serviço público de saúde. Nádia explica que as unidades de saúde pública demoram mais a dar respostas e se adequarem as normas estabelecidas durante as fiscalizações. O diagnóstico que é feito após as fiscalizações implica na falta da não adequação dessas instituições, o que é percebido no retorno as mesmas e constatado o mesmo cenário anterior.

A enfermeira fiscal da Visa Manaus, Eliana de Oliveira, espera que a parceria entre os órgãos otimize as ações e sensibilize os profissionais de enfermagem, segundo ela, os profissionais recebem a atenção que precisam durante as fiscalizações “Quando adentramos em qualquer estabelecimento além de analisarmos o risco, nós também analisamos a questão de saúde do profissional, dimensionamento e as condições de trabalho”. A enfermeira também se mostrou bastante confiante com o futuro dessa parceria “Essa união do Conselho Regional de Enfermagem com a Vigilância Sanitária certamente só trará bons resultados”, destacou Eliana.

O presidente Sandro André ressaltou a importância da parceria com a Visa e a finalidade em buscar parcerias como esta “Estamos preocupados com a qualidade da assistência recebida por nossa população e com as condições em que os profissionais da enfermagem estão trabalhando. Essa parceria só trará benefícios”, finalizou Sandro.




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115