- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Coren-AM Intensifica Fiscalização

Mesmo com a pandemia, o Coren-AM não parou com suas atividades e continuou levando assistência aos profissionais de enfermagem. De março a dezembro de 2020, a autarquia realizou mais de 270 fiscalizações em unidades de saúde, vistoriando e tomando medidas cabíveis para que as mudanças necessárias fossem realizadas. [1]

Seguindo com a atividade, nos dias 29 e 30, o Coren-AM fiscalizou vários estabelecimentos de saúde da capital para verificar se existe a distribuição suficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para as equipes de Enfermagem que estão trabalhando na linha de frente. Com o aumento das internações, as equipes de fiscalização foram in loco verificar as condições de trabalho oferecidas aos profissionais de enfermagem.

O objetivo da ação é garantir a segurança dos profissionais e zelar por assistência digna à população. O SPA da Zona Sul, o Hospital Santa Júlia, a Policlínica Dr. José Lins e o Hospital Samel foram fiscalizados.

O presidente do Coren-AM, Enfermeiro Sandro André, ressalta a importância das fiscalizações, principalmente no momento em que os números de internações aumentaram nas últimas semanas. “Neste momento delicado, é importante que todos façam sua parte. O Coren-AM continuará cumprindo seu papel com a enfermagem e com a sociedade”, destacou o presidente.

Os relatórios das constatações e providências a serem adotadas, serão encaminhados aos gestores das unidades e à Secretaria de Saúde. Caso as demandas não sejam atendidas, a procuradoria-geral do Conselho adotará outras medidas administrativas e judiciais, visando o encerramento das irregularidades, bem como o acionamento do Ministério Público Federal para responsabilização civil e criminal dos envolvidos.