21/11/2017

Coren-AM no 20° CBCENF: Enfermeira Mercedes Gomes recebe prêmio Anna Nery de Enfermagem

A delegação do Coren-AM marcou presença na 20ª edição do

A delegação do Coren-AM marcou presença na 20ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem  (20° CBCENF), realizado no Estado do Rio de Janeiro no período de 6 a 10 de novembro de 2017, Rio Centro.

Na abertura do evento, destaque para o simbolismo cultural dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

O Congresso que é o maior evento científico da área de saúde na América Latina, contou com cerca de 8.500 inscritos, participando de fóruns, palestras, mesas-redondas, onde discutiram-se temas importantes no âmbito da Enfermagem Brasileira.

Na ocasião, enfermeiros de todo o país foram homenageados com o Prêmio Anna Nery 2017. Representando o Amazonas, Indicada pela junta Governativa do Cofen no Coren-AM (gestão 2015-2017), a enfermeira Mercedes Gomes recebeu o prêmio de maior honraria e reconhecimento aos profissionais de Enfermagem, mérito pelo esforço dedicado à saúde no Estado do Amazonas.

Histórico

Mercedes Gomes de Oliveira, natural de Manaus-AM, é bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Especializou-se em Administração Hospitalar pelo Ministério da Saúde (2003) e gestão da clínica nas redes metropolitanas, com ênfase em urgência e emergência pelo Hospital Sírio Libanês (2012). Com competência e domínio em gestão, Mercedes conquistou confiança e espaços na administração de Governo no Estado do Amazonas. Passou por gerências, tanto administrativas quanto de enfermagem em várias unidades de saúde do Estado.

Funcionária pública de carreira, entre outras funções, Mercedes gabaritou administração pública de enfermagem em instituições como Fundação e Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto-socorro Dr. Platão Araújo, Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, além de atuar como diretora do Serviço de Pronto-atendimento do Coroado.

Mercedes já exercia o cargo de Secretária Executiva Adjunta de Atenção especializada da capital desde 2016. Com seu extenso currículo, recebeu o convite para assumir a pasta de Saúde do Estado do Amazonas, em seguida assumiu a secretaria. Repassou o cargo em decorrência da transição de governo.

FONTE: Ascom-Coren/AM