25/10/2018

Coren-AM realiza a 1ª Corrida da Enfermagem em Alusão ao Outubro Rosa no município de Autazes

O município de Autazes, foi tomado pela cor branca, na

O município de Autazes, foi tomado pela cor branca, na manhã do último domingo (21), quando mais de 200 pessoas participaram da I Caminhada da Enfermagem no município de Autazes, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – Coren-AM, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Semsa, Guarda Municipal e os desbravadores da Igreja Adventista do 7° dia de Autazes.

A atividade alusiva ao “Outubro Rosa” reuniu profissionais de Enfermagem, médicos, estudantes e o público em geral, com o objetivo de mobilizar a categoria e a população à prática da atividade física e a conscientização da prevenção ao câncer de mama e Colo uterino.

Após o alongamento, a primeira largada às 8 horas ficou reservada para as Pessoas com Deficiência (PCD) e terceira idade e em seguida os demais participantes.
O trajeto percorrido foi de 5 km. Os participantes contaram com estruturas de primeiros socorros, danças e distribuição de água. A guarda municipal acompanhou todo o percurso, que teve 1 hora de duração, levando em consideração que algumas pessoas correram enquanto outras apenas caminharam.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, destacou a “grande participação da enfermagem amazonense”. “Isso mostrou força, união, e muitos outros eventos dessa maneira faremos nos municípios. Avalia.
Segundo o representante do Coren em Autazes, Conselheiro Hítalo Paiva, destaca a importância do contato direto do Conselho com os profissionais de Enfermagem do município.

“Poder representar o Conselho de Enfermagem é uma honra. Desta forma, consigo levar ao conhecimento da Autarquia os anseios dos profissionais e ao mesmo tempo trazer benefícios até nós. É a primeira vez que um presidente do Coren promove e participa de eventos voltados para enfermagem em Autazes, isso é um marco para a Enfermagem no município”.

A inscrição foi condicionada à doação de dois quilos de alimentos, que serão doados a instituições beneficentes Luz da Infância e APAE do município de Autazes.
Os primeiros colocados na corrida foram:
Masculino: Eduardo Colares (1º lugar), Eder Mendonça (2º lugar) e Paulo Henrique Santos (3º lugar). Entre as mulheres, Sara Teles alcançou o pódio com o primeiro lugar.

Curso: Atuação da Enfermagem frente à Prevenção do Câncer do Colo de Útero e Mama”.

Aconteceu durante a manhã de sábado, 20, no auditório da Secretaria Municipal de Educação do Município, com foco nas estratégias de prevenção do câncer, autoexame e exame clínico das mamas, técnica de coleta do exame Papanicolau. O curso foi ministrado pela enfermeira Suellen Couto voltado para médicos e enfermeiros.

FONTE: Ascom/Coren-AM