29/04/2019

Coren-AM realiza capacitação para implementação do processo de enfermagem nas unidades de saúde

Para que os profissionais de Enfermagem trabalhem com segurança, a

Para que os profissionais de Enfermagem trabalhem com segurança, a qualidade no cuidado é essencial. Pensando nisso, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) Sandro André designou a Dra Elielza Menezes e a Dra Saskia Menezes, para estarem a frente da implantação do Processo de Enfermagem, de acordo com a resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), nas unidades de saúde do Estado. Essa atividade dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

Na ocasião, as unidades que receberam a capacitação, foram os hospitais Francisca Mendes e o Hospital Universitário Getúlio Vargas. É necessário a identificação dos dados que sinalizem mudanças no estado de saúde, a identificação e priorização dos problemas que necessitam internação imediata daqueles que poderão ser abordados subsequentemente, implementação de ações para corrigir ou minimizar os riscos à saúde e saber justificar as indicações dessas ações.

A implantação do processo, deu-se a partir de solicitações e anseios da Dra Aurora Rossel, gerente de Enfermagem do Hospital Universitário Getúlio Vargas, e da Dra Lourdes Soane, gerente de Enfermagem do Hospital Universitário Francisca Mendes, para trabalhar o cuidado de Enfermagem pautado nas leis e resoluções que amparam a profissão. Então, desde setembro de 2018, está sendo feito durante os encontros, oficinas com diversos setores de saúde, um trabalho em conjunto, ressaltando o Processo de Enfermagem (PE), uma vez que o cuidado de enfermagem realizado por meio do (PE) direcionada para a recuperação e o bem-estar do indivíduo, encontra-se fundamentado em conhecimentos científicos e na autonomia profissional, sendo possível a sua execução por meio de ferramentas que possa qualificar o cuidado prestado ao paciente.




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115