25/02/2021

Coren-AM repudia fala de apresentador que deprecia profissionais de enfermagem

Na manhã desta quinta-feira (25) o apresentador Ronaldo Tiradentes durante o programa “Manhã de Notícias” ao comentar sobre o caso do médico Samir Mamede, envolvido em suposto ato de negligência e imperícia médica em uma possível superdosagem de anestesia que resultou no óbito de uma criança no município de Manicoré, em tom depreciativo disse que acusado não parecia médico, e sim enfermeiro, desmerecendo a profissão de enfermagem.

Segue a nota emitida pelo Coren-AM:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) repudia veementemente o infeliz, e nada oportuno, comentário do jornalista Ronaldo Tiradentes durante o programa “Manhã de Notícias” desta quinta-feira (25). O apresentador comentou sobre o caso do médico Samir Mamede, envolvido em suposto ato de negligência e imperícia médica em uma possível superdosagem de anestesia que resultou no óbito de uma criança no município de Manicoré.

Ao pedir para colocar a imagem do médico na tela para os telespectadores, o jornalista questiona “… esse cara é médico é?”, e continua “…tem cara de enfermeiro” (cita por 3 vezes), em claro tom depreciativo e na intenção de imputar o fato e as circunstâncias ao exercício profissional da enfermagem, dando a conotação de que tais erros cometidos pelo médico, de alguma maneira e até nos aspectos físicos, são praticados por profissionais de enfermagem.

Isto é inaceitável, pois se trata de um total desrespeito com os mais de 50 mil profissionais de enfermagem do estado do Amazonas que se doam para salvar vidas. Foi uma comparação desagradável e inadmissível!

Em razão disso, REPUDIAMOS a fala do apresentador e exigimos uma retratação pelo seu meio de comunicação usual.

Manaus, 25 de fevereiro de 2021.

Sandro André da Silva Pinto

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas