11/12/2019

Coren-AM vai apurar caso envolvendo médico e enfermeira durante atendimento no município de Maués.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), recebeu no fim da tarde do último dia (09), um vídeo em que médico plantonista e um ...

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), recebeu no fim da tarde do último dia (09), um vídeo em que médico plantonista e uma enfermeira discutem no interior do estabelecimento de saúde por causa da necessidade de atendimento a um paciente idoso, que apresentava quadro de hipoglicemia.

No vídeo é possível observar o comportamento agressivo do médico contra a enfermeira, alegando que estava jantando. A profissional rebate informando ao médico que a vida do paciente era mais importante que a sua “janta”.

Por essa razão, em cumprimento ao art. 8º do Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen Nº 564/2017, o presidente do Coren-AM Sandro André determinou imediata abertura do procedimento ético para apuração dos fatos, pois, ocorreu agressão verbal contra profissional de enfermagem que atuava em razão do estrito cumprimento do seu dever legal, ou seja, zelar pela assistência e cuidado da saúde do paciente.

Após a conclusão, o procedimento ético será avaliado pelo Plenário do Conselho nos termos da Resolução COFEN nº 433/2012, sem prejuízos de outras medidas que serão avaliadas pela Procuradoria-Geral, visando proteger a prerrogativa da profissional de enfermagem agredida verbalmente no pleno exercício da profissão.


Fonte: Ascom/Coren-AM



  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115