19/10/2018

Coren participa de roda de conversa “Câncer de mama, vamos falar sobre isso”

Nesta quinta-feira, 18, a Conselheira Secretária do COREN-AM Enf. Cleise

Nesta quinta-feira, 18, a Conselheira Secretária do COREN-AM Enf. Cleise Martins, participou do evento alusivo ao Outubro Rosa da IES Materdei,  onde realizou uma roda de conversa com acadêmicos e estudantes do curso técnico de enfermagem da instituição. Com o tema “Câncer de mama, vamos falar sobre isso”, destacou a importância dos profissionais de enfermagem na educação em saúde como princípio da prevenção do câncer de mama e colo uterino, que os índices de casos são alarmantes e que podemos salvar vidas através da informação.

“É de suma importância às mulheres conhecerem seu corpo, e saberem como realizar o autoexame

de mama, como prática mensal, possibilitando assim, detectar alterações precoces nas mamas que podem indicar câncer. Quando o nódulo é detectado no início da doença, o percentual de cura é de 60% a 90%, destacou a Conselheira”. A faixa etária prioritária para a realização da mamografia é em mulheres de 50 a 69 anos, com intervalo de 2 anos.

Em relação a prevenção do câncer de colo uterino a coleta do exame preventivo é o principal exame a ser realizado, tendo como grupo prioritário mulheres que iniciaram a vida sexual, entre 25 e 64 anos de idade.

Conforme a resolução Cofen N. 381/2011, o profissional enfermeiro está habilitado para fazer a coleta, sendo que o procedimento deve ser executado no contexto da Consulta de Enfermagem, atendendo-se os princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Ministério da Saúde.

 

 

 

 




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115