12/09/2013

Dica de leitura: Best-seller mundial de Enfermagem é adaptado à realidade brasileira e lançado no país

A profissão de Enfermagem está sempre respondendo às mudanças dinâmicas

Capa Potter ALTAA profissão de Enfermagem está sempre respondendo às mudanças dinâmicas e aos contínuos desafios do mundo contemporâneo. Atualmente, enfermeiros e enfermeiras precisam ter uma base ampla de conhecimento para prestar cuidados. E o mais importante, saber aplicar as melhores evidências na prática profissional para assegurar resultados de excelência para seus pacientes. Os enfermeiros do futuro, portanto, deverão ser pensadores críticos, advogados (defensores) dos pacientes, tomadores de decisão clínica e educadores em saúde dentro de um amplo espectro de serviços de prestação de cuidado.

A oitava edição de Fundamentos de Enfermagem  aborda desde o cuidado de enfermagem compreendendo as necessidades básicas do paciente, ao raciocínio do processo de enfermagem, a semiologia e a semiotécnica de Enfermagem.  O conteúdo completo e didático traz quadros e algoritmos que ilustram as competências da Enfermagem e práticas baseadas em evidências.

Um dos muitos destaques desta edição é a adaptação à realidade brasileira, com informações culturais, legais, éticas e científicas pertinentes ao país. Estão no livro às políticas de saúde do SUS, como a estratégia de Saúde da Família e assistência ao idoso no Brasil, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, legislações brasileiras, medicamentos e informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A diversidade cultural, o cuidado ao idoso e a educação em saúde do paciente são salientados ao longo de todos os capítulos.

A obra abrange resultados NOC, intervenções NIC e os mais recentes diagnósticos NANDA incorporados aos Planos de Cuidados refletem os padrões de cuidados encontrados na prática.  Centenas de fotografias e desenhos ampliados e totalmente coloridos reforçam os principais conceitos e técnicas. Há ainda 55 demonstrações de habilidades e 25 diretrizes com passo a passos para a realização de procedimentos básicos com total segurança, além de estudos de casos clínicos e mais de 700 novas questões de revisão que testam a apreensão dos conteúdos-chave.

 AUTORES

Patrícia A. Potter
Diretora de Pesquisa do Serviço Barnes Jewish de Assistência ao Paciente do Hospital Saint Louis, Missouri, Estados Unidos.
Anne Griffin Perry
Professora e Administradora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Southern Illinois Edwardsville, Estados Unidos.
Patrícia A. Storcket
Presidente do Centro Médico Saint Francis da Faculdade de Enfermagem Peoria, Illinois.
Amy M. Hall
Presidente e Professora do Departamento de Enfermagem e de Ciências da Saúde da Universidade de Evansville, Indiana, Estados Unidos.




  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115