13/07/2018

Em comemoração ao Dia dos Conselhos gestão do Coren visita instituições de saúde

O presidente Sandro André, acompanhado de sua equipe, visitou na

O presidente Sandro André, acompanhado de sua equipe, visitou na manhã de hoje, 12, duas instituições de saúde da capital, Pronto Socorro da Criança – zona sul e o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas – Icam.

O objetivo da visita é aproximar o órgão da categoria, dialogar, expor a função do Conselho e conhecer de perto a situação vivenciada pelos profissionais de enfermagem e isso só é possível quando há uma proximidade entre as partes.

Sandro André lembra que hoje é um dia importante para o Sistema Cofen/Corens, “são 45 anos de lutas e conquistas para a nossa categoria, se o Conselho estiver forte a enfermagem vai estar forte, cada profissional deve se sentir representado pelo Conselho e representá-lo também”.

Os profissionais que receberam a visita puderam expor a dificuldades e relataram a visão que tem da atuação do Conselho. O gerente de enfermagem do Icam, Sanderson Lima, avalia como positiva a aproximação do Coren com a categoria. “Uma coisa que eu sempre senti falta foi o Consellho atuando fora do prédio, não só por ser um órgão fiscalizador, mas gerenciador, que nos apoia, sente nossas dificuldades e nos ajuda a corrigi-las”. Para ele, saber que o órgão está atuando mais próximo aos profissionais mostra a visão de novos tempos de um Conselho que não age apenas com punição, mas com auxílio e parceria.

Ao longo dos anos a maioria dos profissionais passou a olhar com descrédito para o órgão, muitas são as reclamações de que não há trabalho em prol da enfermagem. O enfermeiro do Icam, Júnior Castro, lembra que há cinco anos trabalhando nos hospitais de Manaus, é a primeira vez que recebe a visita. “A iniciativa é muito importante por que você fica perto das pessoas que estão na linha de frente, acompanha o dia a dia e fica ciente da situação real da profissão”.

O objetivo do Coren é acompanhar de perto os trabalhos realizados nas unidades de saúde, visando sempre uma assistência segura aos pacientes e dando suporte aos profissionais. O enfermeiro do Pronto Socorro da Criança – zona sul, Luciano Barreto, acredita que esse é o melhor trabalho, conhecer a realidade da equipe, suas dificuldades e vitórias. “É extremamente necessária essa presença do Conselho aqui com a gente para viver um pouco a nossa realidade”, completou.

A gerente de enfermagem do Pronto Socorro da Criança – zona sul, Marilsa Mathias, parabenizou a gestão pela iniciativa. Ela enfatiza que há uma necessidade de aproximação com a classe. “Muitas vezes as pessoas deixam de procurar o Coren porque eles pensam que não está atuante e não vai fazer nada, então a visita é fundamental”.

Sandro André reitera que o Conselho não foge ao alcance dos profissionais. “Nós esperamos que eles busquem o Conselho e o visualizem como sua casa, estaremos sempre de portas abertas para recebê-los seja para fazer denúncias, trazer ideias inovadoras, enfim, todos juntos estamos trabalhando por uma enfermagem unida e forte”, concluiu.

Hoje, completamos 45 anos de lutas e vitórias, é um longo caminho que a enfermagem já percorreu, mas precisamos ir mais além. Almejamos outras conquistas e só iremos consegui-las aos darmos as mãos e trabalharmos juntos por uma só causa. Nós só conseguimos ter um Conselho atuante mediante união e força dos nossos conselheiros, colaboradores, terceirizados, estagiários, enfermeiros, técnicos e auxiliares. O Conselho é de todos nós que estamos sempre dispostos a dar o nosso melhor.

FONTE: Ascom/Coren-AM