30/05/2018

Evento Científico do Coren-AM encerra as programações do mês da Enfermagem

Palestras, debates, mesas redondas, mostra científica e muita troca

Presidente Sandro André e palestrantes.

Palestras, debates, mesas redondas, mostra científica e muita troca de conhecimento fizeram parte da programação de encerramento do evento científico realizado nos dias 28 e 29 de maio. Programação referente ao mês da enfermagem em sua 14ª Semana realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem e 1ª Semana Integrada de Enfermagem Coren-AM e Aben-AM reuniu um público seleto de acadêmicos, profissionais da área e professores no auditório da Universidade Paulista – UNIP.

Durante os dois dias de evento os palestrantes abordaram temas técnicos científicos, falaram de suas experiências, tiraram dúvidas dos participantes, entre outros.

O presidente do Conselho, Sandro André Pinto pontua que o mês da enfermagem foi muito produtivo. “Foi um mês de grande aprendizagem, mostramos a união da nossa categoria e os novos rumos para a enfermagem amazonense”.

(à esquerda) presidente Sandro André com o enfermeiro Edilson Silva de Albuquerque.

O primeiro dia do evento proporcionou palestras sobre temas atuais referentes à educação permanente no cotidiano da enfermagem, direito constitucional à saúde púbica e violência obstétrica. Durante a programação houve ainda um momento especial para entrega da placa de menção honrosa aos profissionais, enfermeiro Edilson Silva de Albuquerque, enfermeira Ivone Amazonas Marques, auxiliar de enfermagem Maria de Fátima Nery Dias, enfermeira Gelcy Maria Gama da Cruz, auxiliar de enfermagem Cláudia Neves de Menezes, enfermeira Janice Albuquerque Carneiro, enfermeira Roseany Peixoto de Oliveira, enfermeira Gecilene Seixas Nascimento Castelo Branco.

Para encerrar, o concurso cultural agitou a plateia que concorreu a vários prêmios dançando ritmos de boi.

O segundo dia de evento continuou cheio de atividades e palestras com os temas “a tecnologia aliada ao cuidar em enfermagem”, “saúde da mulher”, “qualidade de formação do profissional”, além da mesa redonda com o tema “Saúde da mulher, suas peculiaridades em todos os ciclos da vida e as políticas públicas de atenção à saúde”.

Exposição da mostra cientifica.

Houve ainda a III Mostra Científica do Coren-AM. Ao todo 23 trabalhos foram submetidos, tanto por professores quanto por acadêmicos de enfermagem de instituições privadas e públicas. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de doutores com títulos em enfermagem dentro dos critérios de metodologia, relevância da pesquisa para a enfermagem segurança do relator na apresentação entre outros. Dos 23 trabalhos, oito ficaram na comunicação de sessão coordenada e nove na modalidade pôster. A sessão foi coordenada pela enfermeira e professora Elielza Guerreiro.

A I Semana Integrada da Enfermagem surgiu da parceria entre Conselho Regional, Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Amazonas – Aben-AM e Sindicato de enfermagem. O presidente da Aben explica que a ideia surgiu para mostrar à categoria que as entidades que a representam estão unidas em nome de um coletivo. “Nós precisamos mostrar para a categoria através de nós que somos representantes, que é preciso unir para fortalecer, é preciso estar juntos para que a gente construa uma enfermagem mais forte”. Disse ainda “se a gente não mostrar para a categoria que esses órgãos estão juntos, militando, segurando na mão para enfrentar as mesmas batalhas que a enfermagem enfrenta nós não vamos ter pessoas que acreditem nas entidades de classe”, justificou.

O presidente Sandro André agradeceu a todos pela presença e afirmou “estamos construindo um Coren de todos e para todos”.

O evento encerrou-se com a premiação dos trabalhos científicos e sorteio de prêmios.

Conselheiros Regionais e os vencedores da mostra científica.

Vencedores da III Mostra Científica:

Modalidade Pôster:

1. Kariny Tabosa Queiroz

(à direita) 1ª colocada, ao lado 2ª colocada, ao meio presidente Sandro André e (à esquerda) 3ª colocada.

Trabalho: fatores associados à adesão ao exame Papanicolau;

1. Kariny Marques de Lima

Trabalho: processo de enfermagem para otimização na consulta do pré-natal;

1. Bruna Amora Guedes

Trabalho: projeto de extensão Terapia da Alegria: um relato de experiência;

Modalidade Oral:

1. Aa Paula Souza de França

Trabalho: relevância da parteira tradicional no Brasil;

1. Gabriela Martins Pereira

Trabalho: construção de uma tecnologia cuidativo-educacional para processo de enfermagem em doenças tropicais infecto contagiosas;

1. Edinelza Ribeiro dos Santos

Trabalho: vos da enfermagem nas ondas de uma rádio comunitária de Manaus: relato de experiência;

FONTE: Ascom-Coren/AM