06/08/2018

“Hora do Mamaço” recebe apoio do Coren-AM

Com o objetivo de incentivar a importância da amamentação e

Com o objetivo de incentivar a importância da amamentação e os benefícios que esse ato de amor traz à criança, um grupo de mães se reuniu na manhã deste domingo, 5, na Ponta Negra. O evento “A Hora do Mamaço” faz parte do da programação do mês agosto dourado com o tema “Aleitamento materno é a base da vida” definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês).

Movimento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semsa recebeu apoio de vários órgãos entre eles o Conselho Regional de Enfermagem – Coren-AM.

O presidente Sandro André Pinto reforçou a contribuição e o compromisso que a enfermagem tem, incentivando o aleitamento materno nas primeiras horas de vida da criança.

Em apoio ao movimento a auxiliar administrativa Fernanda Vitorino esteve presente com um grupo de mães do qual faz parte e a filha de seis meses. “Eu decidi vir para apoiar porque a amamentação é base de tudo para a criança, não envolve só alimentar o bebê, envolve amor, carinho, saúde, é através do leite materno que o bebê recebe a primeiras imunidades”, afirma.

O evento também buscou conscientizar quanto ao direito da mãe amamentar em público sem passar por constrangimento, visto que amamentar é algo natural e deve ser respeitado. O secretário de saúde, Marcelo Magaldi lembrou que amamentar em público não deve ser motivo de intimidação para a mãe, o processo é natural e benéfico para o bebê. “É comprovado que a criança que é amamentada tem menos possibilidade de contrair doença, as taxas de mortalidade infantil e materna caem, por isso estamos aqui apoiando e incentivando esse evento porque a amamentação é a base da vida”, completou.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Abolnik, o evento mostra que “o apoio a amamentação principalmente para as mães é de fundamental importância para o sucesso da manutenção da amamentação”. Segundo a enfermeira o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês e complementado até os dois anos ou mais.

Desde 1992, a SMAM é comemorada na primeira semana de agosto, e em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou recentemente a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. Em Manaus foi sancionada a LEI Nº 1.925, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2014 que institui no Calendário Oficial do Município de Manaus o Agosto Dourado, mês de reflexão sobre a importância do aleitamento materno.

 

FONTE: Ascom/Coren-AM




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115