- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Hospital Infantil Dr. Fajardo e SPA do São Raimundo recebem a visita do presidente do Coren-AM

[1]

Presidente Sandro André durante visita no Hospital Infantil Dr. Fajardo.

Durante a última sexta-feira (18) o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) Sandro André esteve no Hospital Infantil Dr. Fajardo e no SPA do São Raimundo, além da conversa com os gerentes de enfermagem e com os profissionais, a visita também serviu para conhecer as instituições e constatar diversos problemas.

No Hospital Infantil Dr. Fajardo segundo a gerente de enfermagem Blenda Bandeira o grande problema é o atraso salarial dos profissionais da cooperativa presente no hospital “Aqui nós temos mais profissionais da cooperativa do que da Susam e os salários deles estão atrasados há vários meses”, afirmou Blenda. O presidente destacou que apesar dos atrasos salariais, a equipe de enfermagem continua motivada e empenhada em oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes na instituição.

Durante conversa com alguns profissionais o presidente explicou que esta questão precisa ser acompanhada de perto pelos sindicatos e pelos órgãos competentes e se dispôs a auxiliá-los “Em situações como esta, todos os órgãos precisam estar atentos e fazer sua parte, apesar de não ser competência do Coren-AM, estamos de portas abertas para recebê-los e prontos para ajudar no que estiver ao nosso alcance, o Conselho fará sempre sua parte para que os profissionais de enfermagem tenham condições dignas de trabalho”.

No SPA do São Raimundo também foram encontradas situações críticas. Além da falta de profissionais, foi constatada falta de insumos básicos e medicamentos, de acordo com alguns profissionais de enfermagem, a unidade recebe diariamente um número elevado de pacientes o que agrava ainda mais a situação desses profissionais que precisam se desdobrar para atender a todos, mesmo sem ter condições.

Segundo o gerente de enfermagem Luiz Fernando da Costa, se não fossem os profissionais voluntários a unidade estaria em uma situação ainda pior “Aqui nós temos muitos voluntários que são muito importantes para o atendimento, se não fosse por esses profissionais a unidade já teria sido fechada”, destacou Luiz Fernando.

[2]

Presidente Sandro André durante visita no SPA do São Raimundo.

O presidente Sandro André destacou que o Coren-AM continuará empenhado em exercer sua função de fiscalização “O Conselho cumprirá sua atividade que tem a finalidade de fiscalizar e cobrar soluções, para que a enfermagem continue a realizar assistência segura e de qualidade. Seguiremos cumprindo nossa missão e acreditando em dias melhores para a saúde da população do nosso estado”, finalizou o presidente.