12/11/2018

III Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Estado do Amazonas-ENEON-AM

No Brasil, com todos os avanças já registrados na área

No Brasil, com todos os avanças já registrados na área da gestação parto e nascimento, ainda vivenciamos altas taxas de cesariana nos hospitais e clínicas privadas, as enfermarias obstétricas dos hospitais públicos estão superlotadas a ponto de serem comparadas a “campos de batalha”. Os resultados da deficiente assistência no pré-natal, parto e nascimento e puerpério existentes são visíveis pelas elevadas taxas de mortalidade materna e perinatal. Por trás deste fenômeno o fato de que quando medicalizamos o parto e não respeitamos a mulher como “protagonista” do processo de parturição criamos um grande híbrido entre a alta tecnologia e o processo natural de parir e nascer.

Assim, o 3º Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do estado do AMAZONAS e o 2º Seminário da Comissão da Saúde da Mulher do COREN AM, tem como temática: A atuação do enfermeiro obstetra e o resgate da autonomia da mulher e família no contexto do parto e nascimento. Com o objetivo de Promover e valorizar o aprimoramento técnico-científico baseado nas evidencias científicas, qualificação de enfermagem, melhoria da qualidade assistencial de enfermagem e a humanização da assistência obstétrica e neonatal, com vistas ao empoderamento da mulher nos cenários de parto e nascimento na região amazônica.

Esta iniciativa constitui-se em uma das ações prioritárias da ABENFO e suas SECCIONAIS frente às Políticas Públicas de Atenção a Saúde da Mulher, do Recém-Nascido e da Família, constituído como proposta do Ministério da Saúde e assumido pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde, em conjunto com outros órgãos de governo e entidades da sociedade civil. Além disso, tem-se a ação conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, que por meio da Comissão de Saúde da Mulher, busca o fortalecimento da enfermagem obstétrica na perspectiva de direitos e cidadania.

Espera-se que, com o fortalecimento da Humanização na Linha de Cuidado à Mulher, Neonato e Família pautados na estratégia da Rede Cegonha com foco na Gestação – Parto – Nascimento – Puerpério seja possível construir um cuidado qualificado e humanizado para as mulheres, seus bebês, companheiros e familiares em um momento tão importante de suas vidas, tanto nos serviços públicos quanto privados. Consequentemente, pautar a erradicação da violência obstétrica é de extrema importância perante o atual cenário assistencial, cabendo a equipe multidisciplinar um cuidado humano e que respeite as atuais evidencias científicas.

Serão oferecidas oficinas (Pré Encontro) no dia 05/12/2018, nos horários de  08:00 às 12:00h e de 14:00 às 18:00h, nas Salas de Aula da UNIP Campus Manaus.

De 06 e 07 /12/2018 teremos o nosso grande evento ENEON e Seminário de 08:00 às 12:00h / 14:00 às 18:00h, no AUDITÓRIO DA UNIP.

Segue em anexo nossa Programação.

FONTE: Ascom – Abenfo AM

 




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115