21/05/2018

Município de Maués recebe ações do Coren-AM durante Semana da Enfermagem

No período de 14 a 16 de maio a conselheira

No período de 14 a 16 de maio a conselheira Cleise Martins acompanhada da fiscal Sabrina Miranda e da responsável pelo DRC – Departamento de Registro e Cadastro, Claudia Reis estiveram visitando o município de Maués onde foram recepcionadas pelo coordenador do programa Nacional de Imunizações (PIN) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), enfermeiro Jean Sá.

Maués enfrenta muitas dificuldades que são peculiares a outros municípios do interior do Estado. Segundo o coordenador de atenção básica de Maués, enfermeiro Franmartony de Oliveira Firmo, o município conta atualmente com mais de 200 profissionais de enfermagem, auxiliares e técnicos atuando na atenção primária, saúde indígena (Casai) e hospital geral Raimunda Francisca Dinelly.

Franmartony disse ainda que apesar das dificuldades a prefeitura de Maués juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão investindo principalmente em contratação de pessoal, além de manter o salário em dias e com valor digno, reflexos do interesse da gestão na valorização profissional.

Durante o mês de maio são comemoradas as datas do Dia do Enfermeiro e Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, respectivamente nos dias 12 e 20. Para homenageá-los o vereador Rodrigo Bentes propôs uma solenidade na Câmara Municipal de Maués.

Na ocasião representando o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Sandro André Pinto, a conselheira Cleise Martins destacou as ações que o Conselho vem realizando principalmente no interior, onde busca uma aproximação com a categoria. Destacou ainda a atividade fim do Conselho que é a fiscalização do exercício profissional, com propósito de informar, educar e oferecer instrumentos que possam direcionar a conduta profissional com vistas à melhoria na qualidade da assistência de enfermagem ofertada a população.

Dentre os eventos realizados os profissionais foram convidados a participarem de uma roda de conversa no auditório do hospital Raimunda Francisca Dinelly onde receberam mais informações sobre o Novo Código de Ética, a importância da fiscalização para o exercício profissional e tiraram algumas dúvidas sobre a ouvidoria do Coren-AM como um canal de comunicação entre população, profissionais de saúde e Conselho.

Já nos centros de saúde e hospital foram repassadas informações sobre a obrigatoriedade do registro de Responsabilidade Técnica e desenvolvimento da Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), Manual de Normas e Rotinas, entre outros. Durante os três dias 35 atendimentos entre negociação, atualização cadastral, renovação e parcelamentos de débitos foram realizados pelo DRC.

FONTE: Ascom/Coren-AM