12/08/2018

NOTA DE DESAGRAVO

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, representado por seu

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, representado por seu presidente, Dr. Sandro André da Silva Pinto, em cumprimento ao art. 8º do Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen Nº 564/2007, veio a público apresentar desagravo em favor da equipe de enfermagem do Hospital Maternidade Balbina Mestrinho, quando no exercício da profissão foi desrespeitado pelo médico Adolfo Lima S. Araújo, inscrito no CRM/AM sob o nº 6701.

Durante apuração de possível infração ética cometida pelo referido médico Adolfo Lima S. Araújo no atendimento de paciente que deu entrada no referido estabelecimento, em 27 de maio de 2018, realizou sua defesa acusando os profissionais da enfermagem que atuam no exercício da profissão no Hospital e Maternidade Balbina Mestrinho, de “sequestrar” e “desovar” os pacientes no pré-parto (PPP) quando não logram êxito no parto normal (CPNI), referindo-se aos procedimentos de enfermagem e condutas dos profissionais de maneira leviana, desrespeitosa e caluniosa, cometendo grave ofensa à equipe de enfermagem e aos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana e do livre exercício profissional.

A conduta do médico não só denigre a imagem dos desagravados, como atenta contra todos os profissionais de enfermagem e ataca a prática profissional da saúde. Além de desrespeitar os direitos do paciente e desacatar a instituição onde trabalha.

Face ao exposto, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, por unanimidade, no uso de suas atribuições, acolhe o parecer do relator diante da representação formulada em denúncia, tornando público o desagravo dos ilustres profissionais de enfermagem que atuam no Hospital e Maternidade Balbina Mestrinho e repudia de forma veemente o comportamento amoral e antiético do médico Adolfo Lima S. Araújo que violou gravemente a Constituição Federal de 1988 e o Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem.




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115