21/01/2021

Nota informativa aos profissionais de enfermagem

Diante das ocorrências e dos relatos de desvios das vacinas contra a covid-19 e ausência de critérios do grupo prioritário de profissionai ...

Diante das ocorrências e dos relatos de desvios das vacinas contra a covid-19 e ausência de critérios do grupo prioritário de profissionais de saúde, principalmente dos profissionais de enfermagem da linha de frente de combate ao coronavírus, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – COREN-AM, por meio de sua Procuradoria Jurídica, informa que adotará providencias visando a garantia e direcionamento das imunizantes aos profissionais que necessariamente, dentro do contexto de limitação do quantitativo de doses, carecem de imediata imunização.
Informamos que, recomendações administrativas com força de notificação extrajudicial estão sendo expedidas aos gestores das Secretarias Municipais do interior do Estado do Amazonas, solicitando a prioridade dentro do seu respectivo plano de imunização aos profissionais de enfermagem e outros que estejam, comprovadamente, atuando no atendimento direto à pacientes em tratamento de covid-19.
Com relação ao plano de vacinação da capital, recebemos informações que a SEMSA-MANAUS efetuará adequação dos critérios do processo de imunização. Assim, solicitaremos que os profissionais de enfermagem que estejam atuando diretamente no combate ao vírus, sejam contemplados pelo critério de proporcionalidade e grau de exposição ao risco a que são submetidos. Não é lógico e adequado privilegiar uma respectiva categoria sem estabelecimento de critérios em níveis de presença nos estabelecimentos de saúde, além do grau de risco à exposição pelas atribuições do exercício profissional.

Estabeleceremos, a partir de agora, um rígido monitoramento do processo de imunização dos profissionais de enfermagem no Amazonas. Detectado alterações, ausência de prioridade ou desvios das vacinas, denunciaremos imediatamente para as autoridades competentes sempre buscando a responsabilização dos envolvidos.

Para denúncias relacionadas à desvios dos critérios de imunização aos profissionais de saúde, encaminhe relatos para os e-mails:
ouvidoria@corenam.gov.br, fiscalizacao@corenam.gov.br e proger@corenam.gov.br.


Fonte: Ascom\Coren-AM



  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115