O que é o COREN-AM?

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) é uma autarquia federal criada pela Lei Nº 5.905 de 12 de julho de 1973. Como os outros 27 Conselhos Regionais de Enfermagem representados no território nacional, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas congrega Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, buscando a valorização de cada categoria.

O Coren-AM normatiza e fiscaliza o exercício da Enfermagem no âmbito do Estado do Amazonas. Competências do Coren-AM: deliberar sobre inscrição e cancelamento de profissionais de enfermagem, executar as instruções e provimentos do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e promover o conhecimento e decisão dos assuntos referentes ao exercício profissional e a ética profissional.

O plenário do COREN-AM é composto por sete membros efetivos (quatro enfermeiros e três técnicos/auxiliares de enfermagem) e sete suplentes na mesma proporcionalidade. A eleição para o Coren-AM é realizada por voto secreto, pessoal e obrigatório, no período determinado pelo Conselho Federal de Enfermagem.

O grupo eleito decide quanto à distribuição dos cargos de Presidente, Secretário e Tesoureiro, formando assim a Diretoria; de membros da Comissão de Tomada de Contas (CTC), sob uma Coordenação e das demais comissões. O mandato é de três anos.