25/10/2021

Pesquisa do Cofen quer saber realidade da assistência de enfermagem aos povos indígenas

Através dos dados coletados na pesquisa o Conselho Federal pretende criar normativa sobre o tema.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está realizando uma pesquisa junto a categoria sobre assistência de enfermagem aos povos indígenas, para assim, construir uma normativa acerca do tema, e sua colaboração é essencial para a construção deste estudo.

O Amazonas é dos  um dos estados com a maior população indígena do país, por isso pedimos que você que trabalha com a população indígena possa colaborar e responder o formulário elaborado pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Cofen sobre este tema.

O objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades técnicas, éticas e normativas da assistência de enfermagem prestada pelos profissionais aos povos indígenas para que, assim, seja possível criar uma normativa específica para a área.

*No Brasil vivem mais de 800 mil indígenas, 55% deste quantitativo se encontra no Amazonas. Por isso,  o conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) reforçamos a necessidade de você que trabalha com o atendimento aos povos indígenas, possa fazer parte deste processo. Para participar da pesquisa basta acessar este link:  https://bit.ly/pesenfindigena . Se preferir o link está disponível na BIO.

*Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010.

Fonte: Com informações do Cofen e Coren-MG