14/08/2019

Presidente do Coren-AM discute demandas da saúde e atual situação da Enfermagem com Secretário Estadual de Saúde

Com objetivo de contribuir para melhoria na saúde da população amazonense e trazer dignidade aos profissionais de enfermagem, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André se reuniu com o Secretário Estadual da Saúde, Rodrigo Tobias e sua equipe, na tarde desta terça-feira (13).

Durante a pauta da reunião, foram discutidos e esclarecidos assuntos de amplo interesse da categoria: Dimensionamento de pessoal; Descanso digno; Responsáveis técnicos em todas as unidades de saúde; Salários atrasados (impacto na assistência e na vida dos profissionais) e o Processo de transição, no caso de substituição das empresas. Segundo Sandro, é necessário que esse processo seja realizado de forma gradual, para não causar transtornos aos profissionais e população.

“Estamos vivenciando um caos na saúde, porém, são nos momentos difíceis que precisamos mostrar quem somos. Precisamos encontrar o melhor caminho para a saúde da nossa população e dignidade aos nossos profissionais”, destacou Sandro.

Na ocasião, o Secretário de Saúde, Rodrigo Tobias elogiou a colocação dos problemas e soluções trazidos pelo Coren-AM e sugeriu uma gestão compartilhada e um plano de ação que abranja todo o dimensionamento de pessoal, qualificação de RT’s e melhores condições de trabalho, desta forma, muitos dos problemas que a classe enfrenta, serão solucionados.

Após debaterem e buscarem melhorias, Sandro André, agradeceu a todos os presentes e finalizou sua fala com a seguinte frase: “É necessário envolvermos todos que podem contribuir, para que juntos possamos encontrar a melhor resposta, para corrigirmos esse cenário crítico”.

Fonte: Ascom/Coren-AM