- Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - http://www.corenam.gov.br -

Presidente do COREN-AM visita maternidade para conhecer projeto voltado a gestantes do Estado


A maternidade Azilda da Silva Marreiro que é uma das sete maternidades no Estado, é a primeira a integrar uma sala de acolhimento e boas práticas para as gestantes. Na sexta-feira (08) dia internacional da mulher, inaugurou e presenteou a todas as mulheres o seu projeto que atenderá com qualidade as futuras mamães.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), Sandro André, esteve presente nesta quinta (14), na unidade e acompanhou de perto os procedimentos do projeto PICS, implantado pelo Ministério da Saúde e pela OMS.

O projeto tem como finalidade da assistência a todas as mulheres que não estão ainda em trabalho de parto, oferecendo juntamente com a atenção dos profissionais um cuidado redobrado e atencioso, orientando sobre exercícios que facilitaram e ajudaram na hora de ter o bebê, diminuindo a ansiedade e aliviando a dor, bem como agilizando o processo de parturição com a potencialização do tempo.

Segundo Marcelino Cavalcante, Coordenador da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), declara que viu a necessidade de atuar com o projeto nas maternidades do Amazonas.

“O parto tem início, meio e fim, e é de extrema importância prestar o devido apoio durante todo o processo”, ressaltou o coordenou.

A iniciativa foi dada após aos descasos em que as mulheres enfrentam quando chegam aos hospitais e são mandadas para casa novamente sem ter nenhuma assistência”,

O objetivo é abranger a todas as maternidades, visando o respeito tanto pela mãe como pela criança, levando em consideração as dificuldades e necessidades enfrentadas, buscando soluções para fazer dessa parte importante que marca a história da vida de toda mulher uma parte que elas lembrem que foram amparadas da forma correta.

Para a inauguração da sala de acolhimento, a maternidade passou por reformas, fazendo de uma sala que continha equipamentos inutilizáveis, uma sala com estruturas adequadas para fazer as boas práticas.

[1]Na companhia do gerente de enfermagem, Rafael Gonçalves da maternidade Azilda Marreiro, o presidente aproveitou a oportunidade para conhecer e ouvir a equipe de profissionais, parabenizando por seus esforços e a maneira que estão exercendo o seu trabalho. “Hoje o Coren-AM/Cofen parabeniza esses grandes profissionais por atuarem e exercerem tão bem essa profissão, a parceria que se faz nessa geração une propósitos de uma classe de Enfermagem digna, para nós profissionais que trabalhamos com amor e para aqueles de quem cuidamos”, destacou o presidente.

Fonte: Ascom\Coren-AM