02/04/2014

Profissionais destaques: Histórias de amor ao próximo pela enfermagem

Uma história de 21 anos de dedicação à profissão, hoje

GracimarUma história de 21 anos de dedicação à profissão, hoje como enfermeira obstétrica e intensivista. A profissional destaque deste mês relata sua paixão pelo ato do cuidar, enfermeira Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama, formada pela Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM), natural de Manaus – Amazonas.

“Falar da enfermagem para mim é emoção porque enfermeira é amor, é dedicação, dedicação de tempo, de entusiasmo, envolvimento, compromisso e de respeito com a equipe da própria enfermagem”. Esta é a fala emocionada da enfermeira Gracimar, assim conhecida por todos no Instituto da Mulher Dona Lindu, onde exerce o cargo de gerente de enfermagem desde 2010.

A profissional destaque afirma que a enfermagem é tudo que sempre desejou em desenvolver pelo ser humano, pois relata em entrevista que seguir esta profissão é olhar as pessoas como pessoas . “Quando a enfermagem é comprometida ela faz muito, faz à diferença, faz as coisas acontecerem”, disse.

Enfermeira Gracimar passou 5 anos na gerência de enfermagem na Maternidade Ana Braga; em 2010 assumiu o cargo de gerente de enfermagem no Instituto da Mulher Dona Lindu, cargo que ocupa atualmente; também é tutora do método canguru e alimenta Brasil, programas do Ministério da Saúde; além de estar como coordenadora da residência de enfermagem obstetra.

Diante de uma agenda tão cheia, Gracimar ainda tem outras metas: “Pretendo concluir o mestrado e dá andamento no doutorado, tudo isso para auxiliar a enfermagem e o desenvolvimento do ensino e pesquisa em nossa região”, finalizou.

Profissional destaque

JoaquinaA técnica de enfermagem Joaquina Tinoco Meza, natural do Município de Tefé – Amazonas, ingressou na área da saúde muito jovem recebendo influência da família que trabalhava na área. Muito embora já trabalhasse como técnica em Dermatologia prestando serviços nas comunidades do interior do Amazonas; o curso técnico de enfermagem foi conquistado logo depois e hoje é acadêmica de enfermagem.

Atualmente Joaquina Meza trabalha como técnica de enfermagem no Instituto da Mulher Dona Lindu no centro de pré-parto, parto e pós-parto (CPPP) e como a enfermagem foi um sonho conquistado: “Foi a grande realização do meu sonho, a concretização da minha aspiração, hoje é uma realidade na minha vida”, enfatizou.

Segundo a homenageada a enfermagem é mais que uma profissão é assistir ao próximo com zelo, amor, dedicação e responsabilidade.  “É uma lição de amor que eu levarei adiante, essa caminhada e jornada posso dizer do dia a dia que a tarefa está sendo cumprida”, disse.

Joaquina termina a entrevista com o seguinte pensamento: “Classe que dá a sua vida em prol do próximo. Classe que sabe o que é se colocar-se no lugar do próximo. Classe que chora, sorri, brinca e contagia todos ao seu redor”.

 

Coren-AM mais perto de você!




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115