13/02/2014

Profissionais destaques: Histórias de dedicação ao próximo

Profissionais destaques: Histórias de dedicação ao próximo Sonia Rejane de

Profissionais destaques: Histórias de dedicação ao próximo

soniaSonia Rejane de Senna Frantz é natural do Estado do Rio Grande do Sul, formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUí), enfermeira por vocação. Esta é a enfermeira destaque do mês.

Em entrevista para o portal do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sonia relembrou sua trajetória na profissão e o sentimento que levou  escolher a enfermagem como objetivo de vida. “Escolhi ser enfermeira porque sempre achei a profissão muito importante, me identifiquei com o cuidado, sempre gostei de cuidar das pessoas com muito carinho e dedicação, vi na enfermagem a possibilidade de me dedicar profissionalmente em todos os níveis de atenção a saúde, embora tenha uma grande afinidade pela atuação em unidades hospitalares”, destacou.

A profissional destaque do mês iniciou como professora de cursos técnicos de enfermagem e como enfermeira assistência. Fez pós-graduação em Hemoterapia, área que se dedica até hoje. Sempre teve ligação a docência, atuando como professora e desenvolvendo atividades de pesquisa e coordenação no ensino superior. Em 2012 conclui o mestrado em Enfermagem na UFAM.

Sobre a docência, Sonia fala com emoção: “Amo a docência, amo a enfermagem e amo ainda mais ensinar a enfermagem aos meus alunos. Sou formada há 10 anos e durante todo esse período dei o melhor de mim e sempre estive comprometida com minha profissão”.

E finaliza a entrevista ressaltando a arte do cuidar. “Cuidar é proteger, ajudar as pessoas que necessitam de cuidados, é zelar, confortar, atuar em benefício das pessoas, tentando minimizar os prejuízos causados pelas doenças, é proporcionar saúde e bem estar”, disse Sonia.

História de superação

Uma trajetória de lutas e conquistas. Um sonho despertado quase que por 20131113_071416acaso, mas definitivo ao se deparar cuidando do ser humano. A técnica de enfermagem Olivethe Brito de Oliveira Praia, é apaixonada pela profissão, e é a profissional destaque do mês de fevereiro.

Olivethe  veio do interior para cidade de Manaus para ser empregada doméstica com 25 anos, conseguiu já adulta terminar os estudos. Na mesma casa em que morava, cuidava de um idoso, e foi a partir daí, sua primeira experiência como cuidadora de idosos, que despertou a vontade de seguir carreira. Fez o curso técnico de enfermagem e, hoje, com 44 anos, é concursada pela SEMSA como técnica.

Os planos para o futuro é conquistar a graduação em enfermagem para ampliar o conhecimento na arte do cuidar. Emocionada, Olivethe fala da importância da enfermagem em sua vida: “É muito gratificante ver as pessoas felizes ao serem tratadas com respeito e atenção, e quando te agradecem pela dedicação e apoio nos momentos difíceis é emocionante… A enfermagem é a minha vida”, concluiu.




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115