06/04/2018

Profissionais e estudantes de Enfermagem comparecem em peso para o lançamento do Novo Código de Ética da Enfermagem

Realizado nesta sexta-feira, 6, o evento reuniu centenas de profissionais

presidente do Coren-AM Sandro Andre e Jebson Medeiros (à direita)

Realizado nesta sexta-feira, 6, o evento reuniu centenas de profissionais e estudantes de enfermagem para o lançamento do Novo Código de Ética da Enfermagem no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALEAM.

Assunto de grande relevância para classe de enfermagem, o Código de Ética entrou em vigor no último dia 05 deste mês. A atualização apresenta um código melhor estruturado, reorganizado em capítulos com linguagem clara. Os artigos que eram 132 passam a ser 119, pois alguns eram repetitivos e foram suprimidos.

Durante a abertura do evento, o presidente Sandro André Pinto parabenizou a categoria que compareceu em massa no auditório. “Temos grandes conquistas coletivas para realizarmos e nós só realizaremos com nossa união e eu vejo que a enfermagem a cada dia está buscando se manter unida. O Conselho Regional de Enfermagem tem o dever e a obrigação de responder a altura o anseio da enfermagem amazonense”, enfatizou.

Segundo o palestrante e coordenador do grupo de trabalho de reformulação do código, Jebson Medeiros, as principais mudanças que o novo documento apresenta, é mais democrático pautado no entendimento dos profissionais de enfermagem.

“Nós trabalhamos o código de ética à luz do entendimento de todos os profissionais da área que pudessem participar, ocorreu um amplo debate no Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, em seguida nos Conselhos Regionais, consulta pública, conferência nacional e finalmente a Assembleia de Presidentes dos Conselhos de Enfermagem”, explicou o coordenador.

Questões como doação de órgãos, comportamento nas redes sociais também foram incorporadas ao documento que dá maior autonomia ao profissional.

O Novo Código é claro quanto às questões de deveres e direitos do enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem. Para a estudante Sabrina Rodrigues, isso vai facilitar muito a vida do profissional. “Antes era muito complexo e confuso, agora o novo código apresenta uma linguagem mais clara e facilita muito sobre os nossos deveres e direitos, além de nos respaldar quanto aos processos”, observou.

Jebson Medeiros enfatiza que o Código de Ética traz duas medidas protetivas tanto para o profissional quanto para o paciente, trata de questões sindicais, mídias sociais, resíduos tóxicos com vistas ao cuidado do meio ambiente e do trabalho. Na estrutura mais simplificada, passou de sete capítulos para cinco, não existem mais seções. Está mais claro e objetivo, com menos artigos. Bem usado é uma arma na defesa da profissão, ele vai sempre combater o mau profissional. “O evento superou as expectativas isso demonstra uma mudança de concepção e de cultura do profissional, ele agora está buscando conhecer seus direitos, deveres e obrigações e isso vai fazer com que a profissão cresça”, finalizou.

Ascom-Coren-AM

1.010 KB vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation Baixar