09/04/2018

Resultado positivo na ação “Coren na Praça”

Abril é considerado o mês de conscientização e prevenção a

Abril é considerado o mês de conscientização e prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Com o intuito de disseminar a causa e promover o bem-estar e lazer do trabalhador e a comunidade em geral, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – Coren-AM, realizou nesse sábado, 7, a ação “Coren na Praça”, em alusão a campanha ABRIL VERDE e o DIA MUNDIAL DA SAÚDE.

O evento aconteceu na Praça da Polícia de 8h às 12h. De acordo com a organização do evento, pelo menos 300 pessoas passaram pelo local. Foram oferecidos serviços de vacinação contra sarampo, aferição de pressão, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que foram mais procurados por quem passava pela praça.

A empregada doméstica Luzilene Justino, 36 anos, uma das primeiras a receber atendimento relata que a ação deveria acontecer mais vezes, principalmente nos bairros onde os serviços não são muito acessíveis. Por ter um familiar que contraiu o vírus da hepatite, Luzilene recorreu ao teste rápido, serviço oferecido durante a ação. “Apesar de sempre me prevenir, precisamos o quanto antes identificar as causas das doenças transmissíveis, resolvi fazer o teste por prevenção”, concluiu.

Durante a atividade foram usados 90 kits de testes rápidos, as pessoas já saiam sabendo o resultado. Foram realizados 61 testes de HIV, 61 de sífilis, 61 de hepatite B e C. A maioria dos resultados foi negativa. Houve ainda a distribuição de 3.000 preservativos masculinos e 500 femininos. Quem passou pelo local também recebeu a doação de mudas de plantas.

O industriário Vagner Oliveira, que é doador há 12 anos aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dias. “Sou um pouco exigente em relação a minha saúde e indico aos outros que cuide de si próprio, se ame”.

A ação só foi possível porque o Conselho contou com a colaboração e parcerias de Unidades de Saúde, profissionais que voluntariamente se dispuseram a participar. A enfermeira Jucinara Rodrigues da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) parabenizou a nova gestão e a ação promovida pelo Conselho mostrando que a importância da enfermagem é trabalhar nas ações básicas de saúde e prevenção. “Nós não trabalhamos somente com doenças, nosso objetivo principal é colocar para a comunidade que a enfermagem é o ator principal do processo saúde”, completou.

A enfermeira e responsável técnica da clínica de hemodiálise do Hospital Adriano Jorge, Percia Diniz, participou do evento com a missão de divulgar sobre a prevenção em relação a doenças renais. Percia enfatiza que “a prevenção começa com alimentação saudável, práticas de exercício físico, realização de exames periódicos, principalmente da função renal, creatinina”. Em relação ao movimento a enfermeira se disse surpresa. “É uma novidade, durante os 15 anos que tenho de profissão ainda não tinha visto algumas atividades que o Coren está desenvolvendo. Estão de parabéns, tenho certeza que a população vai agradecer”.

O presidente Sandro André Pinto destacou a importância dessa realização do Conselho e os benefícios para a população que merece ser assistida de forma digna. “Fizemos um movimento muito importante mostrando que o Coren está preocupado com a saúde da população amazonense. Foi um evento de grande importância onde pudemos tirar dúvidas da população sobre doenças como diabetes, hipertensão, realizamos testes rápidos, de modo que a população se sentiu muito bem atendida. O Coren está cumprindo seu papel social e acredito que iremos fazer muitas outras campanhas para ajudar nossa população a ter uma saúde física e mental”, finalizou.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas agradece aos parceiros e colaboradores que contribuíram para a ação da enfermagem na promoção da saúde e prevenção de doenças.

UBS Lourenço Borghi – enfermeira Jucinara Rodrigues

Fametro – professor e enfermeiro Felipe Santos

Nilton Lins – Cintia

Literatus – professora e enfermeira Carol Alexandre

Singular – professora e enfermeira Suellen Couto

Cehmo – centro de hemodiálise

Semsa

Manaustrans

 

Veja ação em números:

Vacinação contra sarampo (99); atendimentos (103); testes de glicemia capilar (61); aferição de pressão (102); testes rápidos (75).

 

FONTE: Ascom-Coren




  • BannerLateralEdimensionamento-207x117
  • banner_anaiss1-e1349203955613-207x115