02/09/2019

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é implementada na UPA José Rodrigues

Com sentimento de dever cumprido, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), inaugurou na manhã desta quarta-feira (28), a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), na unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues.

Regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem para ser implementada em todo o País. Entre as ações está a ampliação da humanização no atendimento e segurança do paciente. Isso resultará positivamente no atendimento dos pacientes na unidade.

Segundo Elielza Guerreiro, doutora em enfermagem e membro da câmara técnica de atenção à saúde do Coren-AM, explica que foram quatro meses elaborando em conjunto com a equipe de enfermagem da UPA a estrutura do instrumento no processo de Enfermagem. “Conseguimos dentro desse tempo, colocar informações que vai da recepção, observação, urgência e medicação”, explicou Elielza.

Com a SAE, o objetivo é facilitar a tomada de decisão do profissional quanto às prioridades, gestão do tempo e delegação de procedimentos. “A Criação do instrumento será fundamental para nossa equipe, pois é algo inovador pra gente, vai nos ajudar muito na urgência e emergência do SUS. Agradecemos muito ao Coren, porque sem o apoio de vocês, não teríamos chegado até aqui”, agradeceu a gerente de enfermagem, Carla Virgínia.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, destacou que o conselho é muito mais do que só fiscalizar. “Nossa principal primicia e estar ao lado do profissional e sociedade para que recebam uma assistência segura e de qualidade. Esse instrumento é muito poderoso, isso traz respeito e empoderamento aos profissionais de enfermagem”, finalizou Sandro.

O que é SAE🤓

A Resolução COFEN nº 358/2009 descreve a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional. Essa gestão do cuidar organiza o trabalho profissional quanto ao método, quanto a pessoal e instrumentos utilizados, tornando possível a operacionalização do processo.

Fonte: Ascom/Coren-AM