05/09/2018

Unidades de Saúde de Humaitá recebem fiscalização do Coren-AM

Ação fiscalizatória realizada pelo coren-AM no município de Humaitá entre

Ação fiscalizatória realizada pelo coren-AM no município de Humaitá entre os dias 28 a 30 de agosto constatou irregularidades no hospital e demais Unidades de Saúde do município.

A ação foi conduzida pela gestão do Conselho com a enfermeira fiscal Ebede Gonçalves, conselheiro e responsável pela Corregedoria de Processos Éticos-Disciplinares, Charles Oliveira, responsável pelo DRC, Claudia Reis e presidente, Sandro André Pinto.

Durante os três dias atuaram com palestras, fiscalizações e atendimentos aos profissionais. “Realizamos capacitações, visitas nas instituições. Nosso maior objetivo foi fiscalizar o exercício da profissão no município e aproximar o Conselho dos profissionais e gestores”, disse o presidente.

Foram fiscalizados o hospital Drª. Luíza da Conceição Fernandes, Centro de Atendimento Psicossocial de Humaitá (CAPS), as UBS’s Maria Izabel Nascimento, Drª. Verônica Cavalcante, Irmã Maria Bernardes e a Casa de Saúde do Índio. Todas apresentaram irregularidades quanto a Escala de Serviço que não está conforme a Resolução Cofen 518/2016, ausência de Procedimento Operacional Padrão (POP) nos setores, falta de anotações corretas do serviço de enfermagem, falta de identificação correta dos profissionais, ausência de anotação de Responsabilidade Técnica (RT), ausência de SAE. Nas UBS’s foi identificado técnicos de enfermagem em atividades farmacêuticas.

As irregularidades identificadas foram levadas ao conhecimento dos gestores durante reuniões com o secretário municipal de saúde, Dr. Cleomar Scandolara, diretora geral do hospital de Humaitá, Drª Laura Masson, coordenadora da Atenção Básica Municipal, Drª Beatriz Freire e gerente de Enfermagem do hospital Regional, Drª Erilene Amaral. Todos os gestores foram identificados para que as irregularidades sejam corrigidas.

Nas reuniões também foram apontadas sugestões de melhorias e consequentemente uma boa assistência à saúde da população.

Profissionais que estavam trabalhando sem o registro do Coren-AM realizaram transferência para o Conselho local através dos serviços oferecidos pelo Departamento de Registro e Cadastro (DRC) que totalizou 79 atendimentos em Humaitá.

Em todas as oportunidades de visitas aos municípios mais distantes a gestão do Conselho oferece capacitações aos seus profissionais visando uma assistência segura, de qualidade e que tenha autonomia. Enfermeiros, técnicos, auxiliares estiveram presentes no auditório da Prefeitura de Humaitá para as palestras “Novo Código de Ética da Enfermagem” e “Processo Ético-Disciplinar”, ministradas pelo conselheiro Charles Oliveira.

FONTE: Ascom/Coren-AM